NkMix 2.6.0

Multi-Formulação

A presente versão integra o primeiro formato do novo módulo opcional de multi-formulação.

Simulações realizadas sobre cenários reais, com e sem uso da multi-formulação, conduzem usualmente a diferenciais de custo que permitem inferir ganhos médios da ordem de 2 a 4% sobre o custo global da produção.

A implementação do módulo é de enorme simplicidade e é perfeitamente viável, independentemente da dimensão da unidade fabril. Trata-se de um processo de optimização global da produção no qual, para além do cumprimento das restrições locais de cada problema, se podem considerar todas as contingências decorrentes das condições de mercado ou das imposições logísticas que determinem o uso mínimo, fixo ou máximo de matérias-primas no período cujo fabrico se pretende optimizar.

O input inicial da multiformulação é comum à formulação contínua, dela diferindo exclusivamente pelo facto de todos os problemas seleccionados terem de ser admissíveis, não se permitindo que o processo prossiga enquanto tal não se registar.

No processamento a diferença fundamental reside no facto de a optimização de cada problema não ser feita em função do lote gravado no problema, mas sim em função da previsão de fabrico.

No quadro de output acrescentar-se-ão todas as restrições globais que traduzam as limitações de disponibilidades de matérias-primas. Ao abandonar o quadro optar-se-á (ou não) pela geração de nova sessão de fórmulas de fabrico decorrentes do processo de multi-formulação, obedecendo a todas as restrições locais e globais, às imposições de suavização e às regras de arredondamento parametrizadas.

NkMix-2.6.exe