Skip to content

Manutenção de Passwords

Gerem-se nesta rotina as palavras-chave de acesso ao programa. O acesso ao programa obriga à digitação de uma palavra-chave (ou palavra-passe, senha ou ainda password) com pelo menos um caracter e no máximo seis, à qual está associado um nome de operador e um conjunto de validações que definem as permissões de entrada desse operador nos diferentes pontos do Menu e nas diferentes Unidades de Exploração. Aquando da primeira instalação há uma password predefinida: o instalador, entrando com a palavra "NK-MIX", será detentor do nível 9, que é o nível hierárquico máximo. Deverá vir a esta rotina, alterar a palavra-chave e eventualmente gerar outras, se houver mais utilizadores da aplicação. As passwords geradas pelo instalador serão de nível 8, ou seja, do nível imediatamente seguinte. Estes, gerarão palavras-chave de nível 7, e assim sucessivamente. A lógica do sistema de acesso reside no facto de um utilizador de um determinado nível não poder aceder a nada a que o seu criador não pudesse aceder. Se o instalador, por exemplo, gerar uma nova senha e nesta inibir o acesso à Manutenção de Matérias-primas, se com esta gerar uma outra, nesta última poderá retirar e voltar a ter permissão para todos os pontos do Menu, menos para a Manutenção de Matérias-primas, que nunca poderá aceder.

Quadro de Passwords

Mostra a password que acedeu ao programa e todas as outras de níveis inferiores e permite a manutenção das palavras-chave e dos nomes dos operadores.

  • Nv. – Indica o nível de acesso dos operadores.
  • Pass. – Campo de manutenção das palavras-chave.
  • Nome – Campo de manutenção das identificações dos operadores.

Quadro de Permissões de Acesso ao Menu

Exibe as permissões (X) de acesso do operador que acedeu ao programa. Entrando, no quadro anterior, numa qualquer linha, passa a mostrar e permitir a manutenção das permissões do operador definido nessa linha.

  • Grupo – Indica os diferentes grupos de tarefas do Menu.
  • Tarefa – Exibe as tarefas de cada grupo do Menu.
  • P. – Campo de entrada para definição da permissão ou não de acesso a cada tarefa ou grupo de tarefas. Para modificar a selecção ou não da permissão de uma tarefa para o operador escolhido, posiciona-se o cursor na respectiva célula e prime-se a barra de espaços, procedimento comum a muitas outras rotinas do programa, sempre que se pretendem registar selecções ao longo de uma coluna de uma grelha.

Quadro das Permissões de Acesso às Unidades de Exploração.

O operador pode ainda definir o acesso ou não às diferentes Unidades de Exploração para qualquer operador de nível inferior ao seu, bem como para si próprio, desde que não seja de nível 9, cujo acesso não é limitável.

  • Unidade de Exploração – Apresenta os códigos e respectivas designações das unidades de exploração.
  • P. – Campos de entrada para definição das permissões de acesso do operador escolhido a cada unidade de exploração.

Nota: O registo de todas as novas opções definidas nesta rotina torna-se definitivo ao abandoná-la, sem necessidade de qualquer confirmação.

Comandos

  • Nova Password - Gera uma nova palavra-chave de nível imediatamente inferior, que terá, à partida, exactamente as mesmas permissões do gerador, mas que poderão, naturalmente, ser alteradas.
  • Elimina Password - Activo sempre que esteja seleccionado um operador de nível inferior ao declarado na entrada do programa, este comando procede à sua eliminação.
  • Mod.Sel.Permissões - Inverte as permissões de acesso aos pontos do Menu. O que está permitido deixa de estar e vice-versa.
  • Mod.Sel.Un.Exploração - Como no comando anterior, mas relativo às unidades de exploração. É especialmente útil quando se pretende abrir um novo utilizador que só pode aceder a número reduzido de unidades de exploração. Ao criar a password do utilizador, todas as unidades de exploração ficam acessíveis. Desmarcam-se aquelas em que o utilizador pode trabalhar e, de seguida, executa-se este comando.